Se você quer aprender como ser criativo, parabéns! Afinal, esta é uma habilidade altamente requisitada no mercado de trabalho e, principalmente, para quem quer aprender. A criatividade é a fonte da resolução de muitos problemas relacionados à criação de novos produtos e novos mercados.

E se você, assim como tantas pessoas, tem pavor de uma folha em branco ou de uma tela de computador limpinha à espera das informações a serem inseridas, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos aprender algumas dicas muito legais para te ajudar a ser mais criativo no trabalho, escola, faculdade ou em seus projetos de empreendedorismo.

Portanto, pegue lápis e papel na mão e continue lendo!

Passo a passo de como ser criativo no trabalho, escola ou em projetos

Felizmente, há métodos que vão te deixar mais criativo. Não existe receita e nem passo a passo milagroso. Mas existe um método. E assim como para tudo na vida, um bom método, aplicado de maneira racional e com foco no longo prazo, sempre tende a trazer bons resultados.

Ou seja, “dar certo” é uma eventualidade: em algum momento vai acontecer. E com a criatividade, o mesmo acontece. Você não acorda um dia mais criativo do que o outro. A criatividade é uma habilidade que deve ser treinada e aprimorada – não é um dom.

E esta, talvez, seja uma das melhores dicas deste artigo: pratique a criatividade, não espere que ela chegue até você, porque ela não vai chegar. Quanto mais você criar estímulos no seu cérebro, mais criativo você será para resolução de problemas.

Para te ajudar, separamos algumas dicas bem legais. Veja:

  • Consuma conteúdos aleatórios e diferentes – Livros, filmes, músicas, podcasts;
  • Não tem como ser criativo com poucas ideias;
  • Não se apague tanto assim a sua ideia;
  • Utilize óleos essenciais para criatividade;
  • Dê chance ao erro para aprender com ele;

Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada item a partir de agora. Portanto, continue lendo e aprenda como ser criativo!

Consuma conteúdos aleatórios e diferentes – Livros, filmes, músicas, podcasts

Se você vive em uma bolha fechada e quer ser mais criativo de dentro para fora, não vai conseguir. Afinal, a criatividade nada mais é do que uma ligação de vários conhecimentos/informações que, então, é transformado em uma nova unidade: a ideia.

E para que as ideias surjam, você precisa estimular o seu cérebro de muitas formas. E algumas das melhores formas é lendo livros, vendo filmes e ouvindo músicas e podcasts.

No entanto, aqui vai uma dica muito importante para que estas atividades sejam ainda mais recompensadoras para a criatividade: pense fora da caixa.

Ou seja, você precisa ver filmes aleatórios e diferentes que você nunca pensou que veria na sua vida. Leia livros diferentes e de assuntos que você não domina. Ouça músicas diferentes, em outras línguas (que não apenas inglês e português) e de vários gêneros.

Quanto mais informações você oferecer ao seu cérebro, maiores serão as raízes de informações que você vai criar. E quanto mais raízes, mais ideias criativas você terá no médio e longo prazo – pois haverá subsídios para isso.

As melhores ideias não acontecem do nada. Elas até podem aparecer em questão de segundos no momento certo. Só que para isso acontecer, você precisa consumir muito conteúdo alternativo e diferente – você precisa ter uma grande bagagem cultural.

Não tem como ser criativo com poucas ideias

Para ser criativo de verdade, você precisa ter muitas ideias. É impossível construir uma sequência de boas ideias, se você não praticar muitas ideias anteriores. Ou seja, a primeira ideia que você tiver, provavelmente já foi pensada por outra pessoa.

Isto é muito comum, pois o nosso cérebro funciona de formas muito parecidas. Se não consumirmos conteúdos diferentes e alternativos, como mencionado no tópico acima, a tendência é que, de alguma forma, pensemos igual a outras pessoas do ponto de vista criativo.

Portanto, tenha muitas ideias. Não se apegue à primeira ideia. Deixe a consciência fluir e depois, somente depois, você faz um filtro e tenta entender quais são as melhores opções. Enquanto você está colocando suas ideias no papel, não filtre. Apenas pense. Pense muito.

A lapidação vem depois e, provavelmente, este processo dará ainda mais ideias.

Como ser criativo – Não se apague tanto assim a sua ideia

Uma coisa que é muito comum no processo criativo, é o apego sentimental pela sua criação. Ou seja, é comum que a gente pense que teve a melhor ideia do mundo. Mas há grandes e reais chances de isso não ter acontecido. E, mesmo que tenha acontecido, ainda assim é apenas uma ideia.

Portanto, não se apegue tanto assim àquilo que você está criando. Afinal, é apenas um processo criativo que vai te ajudar a resolver um problema. Deixe para “abraçar” uma ideia com todas as forças somente depois que você deixá-la guardada por alguns dias e pensar muito no assunto – você notará que outras sequências criativas vão acontecer e, talvez, a ideia inicial fique para trás.

Como ser criativo usando óleos essenciais para criatividade

Além de todos os métodos para ser mais criativo, você pode experimentar o uso de produtos que vão estimular seu cérebro a pensar “fora da caixa”. Experimente usar óleos essenciais para aromatizar o ambiente, para que ele fique propício a boas ideias e, assim, estimule a criação.

Você pode comprar óleo essencial de laranja doce, que é um excelente estimulante e energizante. O seu cérebro vai se sentir confortável no ambiente e, portanto, as ideias vão fluir. Compre seus óleos essenciais em lojas online confiáveis, como a Atavie.

Não há como ser criativo sem dar chance para o erro

E por fim, permita-se errar. É impossível ter boas ideias se você não permitir o erro, pois o erro faz parte do processo de “arriscar”. E é justamente neste processo que você encontrará algumas das melhores ideias.

Claro que você precisa agir com ética e profissionalismo. Afinal, você não pode simplesmente cometer erros de graça ou que vão afetar outras pessoas. O erro, aqui, é muito mais voltado a ter ideias ruins, do que simplesmente executar ideias malucas e aleatórias.

Bora ser mais criativo?